segunda-feira, 29 de setembro de 2008

29 de Setembro, dia de São Miguel Arcanjo

"São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "o que é um com Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:
- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno".
- No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demónio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".
- Na carta de São Judas, lê-se: "O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demónio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

Oração
Príncipe Guardião e Guerreiro defendei-me e protegei-me com a Vossa espada,não permiteis que nenhum mal me atinja.Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,contra quaisquer acto de violência.Livrai-me de pessoas negativas.Espalhai o vosso manto e o vosso escudo de proteção no meu lar, nos meus filhos e familiares.Guardai o meu trabalho, os meus negócios e os meus bens.Trazei a paz e a harmonia.Que assim seja."

sábado, 27 de setembro de 2008

Hoje há Festa nas Quintas
Todos ao TOMBARINHO
Para todos os Quinteiros uma óptima Festa. Que o Sº Miguel esteja sempre presente e nos acompanhe onde quer que esteja-mos.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O lavrador


O lavrador com os seus animais, andam bem tratados . E ele é pouco vaidoso com os bichos!


O Dino e a Berta com as netas no mês de Agosto.

domingo, 21 de setembro de 2008

Sº Miguel maio 2005




O Largo do Tombarinho

O Largo do Tombarinho é, talvez, o lugar mais marcante da história e da cultura das Quintas. Um lugar de reunião, de encontro, de chegadas e de partidas, de confraternização. O largo central de aldeia, com a inclinação mais acentuada de Portugal (que eu tenha conhecimento).
Continua a ser o palco central das festas de S. Miguel e nos tempos em que as Quintas tinham muita gente, aos domingos, depois de uma semana a amanhar a terra, era o sitio do descanso e do lazer, ideal para umas boas conversas, jogar à malha, a relha e ao ferro, ver quem era o mais valente e quem pagava o vinho. O Tombarinho faz parte da memória de qualquer quinteiro, pelos momentos ali vividos.

O que seria das Quintas das Quebradas sem o seu Tombarinho?