domingo, 30 de maio de 2010

As pinturas rupestres da Fonte Santa

Fonte Santa, Águas Termais e as Figuras Rupestres juntas, Porquê?

____

Fonte Santa, porque será que lhe atribuíram esse nome?
Porque é que, naquele sitio se encontra aquela Fonte com aquelas Pias e junto a um conjunto de Figuras Rupestres, que estão a ser estudadas pela FLUP, Faculdade de Letras da Universidade do Porto orientados, esses estudos, por Maria de Jesus Sanches.
Esperemos pelos estudos, relatórios e eventuais conclusões. Pois já foram objecto de estudos, jornadas e talvez mestrados ou doutoramentos.
A Fonte Santa, espera que surja um ou mais mecenas que possam ajudar a estudar e a conservar as Fontes e as Figuras.
As pinturas rupestres da Fonte Santa ou Casal do Mouro, um abrigo rupestre, sobranceiro ao ribeiro da Ponte. O abrigo localiza-se perto das minas da Fonte Santa, actualmente abandonadas, onde se identificam dois "painéis" verticais em xisto, de superfície lisa, com pinturas monocromáticas, provavelmente datadas do II milénio a. C., a ocre. Um dos painéis, uma laje quadrilátera com de 60 cm de lado na parede lateral sul, representa duas figuras antropomórficas de tamanho desigual e uma mancha de forma indefinida. O segundo, na parede fundeira, é composto por uma figura antropomórfica aparentemente sobre um animal (talvez um centauro), por uma figura reticulada e por várias manchas de forma indefinida. Dada a potência significativa de enchimentos de terra e a dimensão do abrigo, há que considerar a possibilidade de este ter servido de habitat coetâneo das pinturas. Abrigo rupestre com pintura esquemática provavelmente arquitectura religiosa, pré-histórica. Conjuntamente com as estações de Pala Pinta (Alijó), Penas Róias (Mogadouro) e Cachão da Rapa (Carrazeda de Ansiães), constitui um dos mais importantes testemunhos de abrigos com pintura esquemática da região de Trás-os-Montes.
Um pouco mais a Sul, na Quinta dos Pastores foi encontrada uma necrópole medieval de sepulturas estruturadas com lajes. Os trabalhos nas minas destruíram diversas sepulturas do mesmo tipo.
Classificação: Imóvel de Interesse Público, Dec. n.º 31/83 de 9 de Maio.
FONTE SANTA (Lagoaça, Freixo-de-Espada-à-Cinta)
Abrigo com pinturas esquemáticas no vale da Ribeira de Mós.
Bibliografia: SANCHES, Maria de Jesus / SANTOS, Branca do Carmo, T. O., Levantamento Arqueológico do Concelho de Mirandela, in Portugália, nova série, v. 8 (1987), p. 17

Mensagem de: Joaquim Leal

sábado, 29 de maio de 2010

O estado actual da Fonte Santa

_

_
Mais fotos do estado actual da Fonte Santa em de 2010/02/13
Portanto mais um esforço por parte de todos para novas limpesas.
Deste vosso amigo JLeal.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Limpeza da Fonte Santa 2009





.
Mais fotos dos trabalhos de limpeza da Fonte Santa em 2009/09/15. As Fontes são lindíssimas é pena que continuem soterradas, depois deste inverno com tanta água já lá voltei no inicio de Maio e já estão novamente parcialmente soterradas. Digo as Fontes porque na pratica é a Fonte Santa com mais duas Pias e nestas também brota água. Estão ligadas umas às outras por pequenos sulcos cavados, isto é, picados na rocha.
Mensagem de Joaquim Leal

domingo, 23 de maio de 2010

Limpeza da Fonte Santa


Temos que ter em conta que em 1998/1999 a Junta de Freguesia de Lagoaça fez um grande esforço para por à vista e limpar as Fontes. À que dar os parabéns ao então presidente da Junta Armando Fresco. No entanto dado que o local está completamente cheio de entulho das minas era de esperar que se voltava a entulhar. Houve trabalhos em Setembro2007 em 2008 e em 2009 que são as Fotos que vos envio. Portanto o que vos posso dizer é que nada melhor do que a união e mãos à obra e continuar a limpar o que for possível. Espero que as pessoas das Quintas ou de Lagoaça se possam entender e assima de tudo se juntar a esta pequena equipe e para o fim de Agosto ou inicio de Setembro à que por mãos A OBRA.

Mensagem enviada por Joaquim Leal ao Tombarinho

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Hino a Sº Miguel


HINO A Sº MIGUEL
(Quintas das Quebradas)

(refrão)
Ó Sº MIGUEL, ÉS O NOSSO PADROEIRO
QUE NAS QUEBRADAS, TENS O TEU ALTAR
E NESTA TERRA, MIL CORAÇÕES
QUE SÃO TEUS TRONOS, EM CADA LAR.

Ó Sº MIGUEL, VELA PELA JUVENTUDE
QUE DE JOELHOS, VIEMOS REZAR.
E TE PEDIMOS, QUE PARA O CÉU
NOS QUEIRAS GUIAR.
(refrão)
TERRA BENDITA E SANTIFICADA
QUE DEUS NOS DEU, PARA NOS SALVAR.
E A VOSSOS PÉS, NÓS VOS PEDIMOS
QUE PARA O CÉU, NOS QUEIRÁIS LEVAR.
(refrão)
SE O INIMÍGO, VIER TRIÇOEIRO
P'RA NOS ARRASTAR, À PERDIÇÃO.
Ó Sº MIGUEL NÃO NOS ESQUEÇAS
TRÁS-NOS DEPRESSA, A PTROTEÇÃO.