domingo, 21 de setembro de 2008

O Largo do Tombarinho

O Largo do Tombarinho é, talvez, o lugar mais marcante da história e da cultura das Quintas. Um lugar de reunião, de encontro, de chegadas e de partidas, de confraternização. O largo central de aldeia, com a inclinação mais acentuada de Portugal (que eu tenha conhecimento).
Continua a ser o palco central das festas de S. Miguel e nos tempos em que as Quintas tinham muita gente, aos domingos, depois de uma semana a amanhar a terra, era o sitio do descanso e do lazer, ideal para umas boas conversas, jogar à malha, a relha e ao ferro, ver quem era o mais valente e quem pagava o vinho. O Tombarinho faz parte da memória de qualquer quinteiro, pelos momentos ali vividos.

O que seria das Quintas das Quebradas sem o seu Tombarinho?

2 comentários:

  1. Felicitaciones por este bonito sitio donde encontramos fotos y recuerdos maravillosos del Pueblo de Quintas das Quebradas. Espero que este sitio crezca cada vez mas porque es un orgullo para los Portugueses nacidos en este pueblo y que viven en el extranjero.
    Bravo de la parte de José Camelo de Ginebra.
    Quien me ha permitido de descubrir este pueblo.
    Guillermo (peruano).

    ResponderEliminar
  2. qualquer quinteiro fica sensibilizado com este Tombarinho!! que tantas recordações nos traz!
    da fogueira do Natal,dos dias de festa, dos jogos dos rapazes grandes!como lhes chamavam quando nós eramos piquenos,tantas vezes vi o ti camelo,e o ti porfirio a jogarem á relha,
    saudades que ficam e vão morrer comnosco.
    abraços para todos que sois das quintas.
    Eliziario Camelo.

    ResponderEliminar