sexta-feira, 10 de abril de 2009

À Cruz



À CRUZ

O lugar da Cruz, a sul da aldeia, onde se cruzam os caminhos da Quinta de Cima (Casinhas) e da Quinta de Baixo (Eiró) com o caminho da Veiga e o da Ribeira, também conhecido pelo Atoleiro da Costa, devido ás águas nascentes na encosta. Este foi escavado pelos populares em 1907. Esta data estava gravada na rocha, logo no inicio do caminho, mas na minha última passagem pelo local constatei que as máquinas da ignorância andaram a limpar este caminho e a data desapareceu para sempre, tal como os parapeitos da ponte da Ribeira, a quando da construção da estrada dos Estevais, sem que uma voz se manifestasse em defesa do património local.
Contavam os antigos que à Cruz existiu a primeira capela de Sº Miguel. Como o lugar de culto ficava deslocado do povoado, resolveram construir uma capela na aldeia. Mas nem todos estavam de acordo quanto ao local da construção, uns queriam-na na Quinta de Baixo outros na Quinta de Cima, então resolveram colocar o santo em cima de um burro e assim onde o burro parasse seria construída a capela. Por duas vezes que o burro deu a volta à aldeia foi sempre parar ao local onde hoje se encontra a capela, parece que o burro era da Quinta de Cima.
A cruz de SºMiguel, que está à Cruz, foi mandada fazer pelo meu avô Alípio Fabião em 1973, pouco antes da sua morte. O artista da cruz foi o tiu Álvaro Rentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário