domingo, 4 de abril de 2010

Um ramo de oliveira




















Dois seres com raízes bem firmes e profundas, na terra que os viu nascer.
Nas condições certas a oliveira é praticamente imortal. Nas secas mais agrestes o pior que pode acontecer é deixar de dar fruto durante uma temporada ou outra, tem a ver com a sua tremenda resistência e capacidade de regeneração.
Noé, sua mulher e seus filhos, andaram à deriva durante 40 dias sobre as águas, esperando o sinal que indica-se que chegou a hora de descer a terra. O sinal chegou finalmente, no bico de uma pomba. Um ramo de oliveira é a prova de que a terra está de novo habitável. Numa só passagem vemos toda a simbologia atribuída à oliveira ao longo dos milénios. Regeneração e esperança, paz e perdão, fertilidade e vida. O Deus que perdoou os homens e lhes quer dar uma segunda oportunidade fá-lo saber através de um simples ramo de oliveira, entregue na boca de uma pomba.

“Os teus filhos serão como rebentos de oliveira ao redor da tua mesa” (Salmo 128, 3)

2 comentários:

  1. Ola EDgar esse foto es tu? Ja passaram tantos os Anos que não nos vemos beijos....prima Josefina

    ResponderEliminar
  2. Olà Josefina!
    Nao. Na foto nao é o teu primo Edgar...sou eu, o Zé Camelo. " O Jé da quinta de chima" ou ainda " O Jé da Marquinhas Chica" e para os da minha idade + ou - 53 anos " o "Jé pòpò". Filho do ti Antònio Camelo e da ti "Marquinhas Chica" (vizinhos dos avòs da quinta de cima, do Edgar e certamente teus também..?

    Ò Alexandre..!? està de caras que eu vou durar muito mais do que a oliveira : nao vês que tenho os pés bem assentes em cima duma FRAGA?!?!?!? e esta hem?

    Qualquer dia vêmo-nos no Fernando.

    Abraço bem arrochado e de saudades,

    JACamelo

    ResponderEliminar