domingo, 26 de abril de 2009

Ponte da Ribeira

Ponte de tabuleiro horizontal, sobre um único arco redondo de granito. As aduelas e os encontros junto ao arco são de granito. As restantes partes, em alvenaria de xisto, pavimento de calçada e guardas em silhares de granito. Ponte medieval ou setecentista. Segundo os registos encontrados, os Távoras senhores de Mogadouro no séc:XVIII mandaram construir várias pontes na região, tal como a ponte de Meirinhos (espero que esta não seja também mutilada com a reconstrução da estrada de Valverde), muito idêntica a esta das Quintas das Quebradas. A ponte da Ribeira presumo que seja medieval, do tempo em que estas terras pertenceram à ordem dos Templários e mais tarde, à ordem de Cristo pois, do pouco que resta, os símbolos gravados nas pedras do arco são característicos dessa época e, talvez, tenha sido reconstruída no séc:XVIII.
Quando criança, tive bons momentos nesta ponte e no moinho do tiu Lucho, que estava do lado esquerdo. Pena é não ter fotos para mostrar o belo quadro que era, a ponte e o moinho.
Em finais da década de 70 foi construída a estrada que liga as Quintas aos Estevais É nesta altura que os responsáveis municipais cometem o grave atentado ao património, substituindo o pavimento e as guardas de granito por uma placa de betão e guardas em tubo galvanizado. O moinho (propriedade privada) foi arrasado e cheio com entulho. As cantarias da ponte, gravadas com os símbolos dos antigos canteiros, foram parar aos alicerces de uma casa, como se de simples pedras se trata-se.
Esta ponte, destruída de um dia para o outro (pois estava em óptimo estado de conservação), foi preservada e cuidada durante séculos por aqueles que a utilizaram e com ela conviveram em perfeita harmonia, gentes estas que souberam guardar a sua memória na herança legada no tempo. Mas eis que de tempos em tempos surgem estes senhores dos cargos públicos, com rei na barriga, sem cultura, sem respeito pelos valores patrimoniais, que são de todos nós, e quando incham, é o bota-se abaixo. A nossa herança cultural está à mercê desta gente, que também faz parte da nossa cultura (onde ninguém é responsável pelo que é público).
A ponte em 2006 quando da derrocada da barragem da Fonte Santa

2 comentários:

  1. É realmente pena que a ponte não tenha sido devidamente preservda por quem de direito. A insensibilidade de certas pessoas é verdadeiramente chocante. Fiz um post no meu blog sobre uma ponte em Penas Roias, que julgo ter sido igualmente construída pelos Templários. Já pedia na Câmara que fosse devidamente reabilitada. Prometeram-me que sim. Vou aguardar esperançado. Como estas, deve haver várias espalhadas pelo concelho, completamente ao abandono... No futuro vou propor à CMM a criação de uma "Rota dos Templários" no concelho, para tentar cativar fundos europeus que permitam a sua recuperação com dignidade e valorização enquanto pontos de atracção turística.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Boas notícias, primo!

    Já "pedi", como diz o nosso povo, ao Sr. presidente da Junta para revertermos a situação.

    Ele que tento tem feito pela preservação da tradição.
    Tal reabilitação está nos planos, tal como acontece com a sua congenere de Castelo Branco (junto à capela do São João).
    Aida Freitas Ferreira

    ResponderEliminar